A luz do dia trouxe a paisagem que tanto esperávamos ver. Portugal no seu melhor! Um dia lindo de Verão, um cheirinho a Portugal, e o acordar com os microfones a dizerem: Estimados passageiros...Estávamos em casa! Olha o caramelo, quem quer caramelos ou rebuçadinhos? Mais um negócio manhoso, em que a simpatia portuguesa se revelou. Eu não tinha dinheiro para um pacote inteiro de rebuçados, mas a senhora foi realmente uma jóia e vendeu-nos a preço do único euro que restava na carteira! Foi um pequeno-almoço e tanto! Estávamos em Vilar Formoso! O caminho até Coimbra foi passado mais uma vez na troca de experências em que cada um puxava para seu lado nas histórias que tinha para contar.
Nem parecia o mesmo SUD-Express do início da viagem. Os anos de história deste comboio(1887 Inauguração do “Sud- Express”- comboio de luxo, com carruagens cama e restaurante, primeira ligação rápida entre Inglaterra, França, Espanha e Portugal. in site da CP) deixam transparecer que já lá correram muitas histórias! A nossa é agora também uma delas!
Coimbra-Porto estávamos estouradíssimos e só pensávamos em feijoada (claro que eu não!). A chegada foi... cansativa... o Miguel teimou que tinha que vir de comboio para Amarante, apesar de ter lá a família toda à espera! Nem tivemos força para matar saudades. Tinha acabado e estávamos em recuperação psicológica de tudo. Foi um mês como nunca tinhamos tido e como com certeza nunca íamos voltar a ter (tudo o que é bom sempre acaba...)